Livro “Adimirável Mundo Novo”
No dia 27 de fevereiro de 2024, terça-feira, os membros do grupo PET Biologia se encontraram na sede situada na Vila Giannetti, pelo horário da tarde, para debaterem o livro “Admirável Mundo Novo”, um romance escrito por Aldous Huxley e publicado em 1932. Este livro foi selecionado para leitura durante o período de férias nos meses de janeiro e fevereiro.
O livro conta uma história que se passa em um futuro distópico, onde a sociedade é organizada de forma altamente controlada e hierárquica, e a reprodução humana é controlada em laboratórios, as pessoas são condicionadas desde o nascimento para se encaixarem em categorias sociais pré-determinadas e são submetidas a um regime rigoroso de drogas para manterem a estabilidade emocional, onde as emoções humanas são suprimidas e a busca pelo prazer físico é incentivada.
Desse modo, sua leitura possibilitou levantar questões importantes, pois muitos dos temas e problemas explorados no livro têm paralelos diretos com questões contemporâneas e vividas em nossa sociedade atual, como: o papel da tecnologia e da ciência na formação da sociedade, sobre o uso ético e responsável dessa tecnologia – que no livro muitas vezes é usada para a manipulação e controle da sociedade – que nos leva a refletir sobre o tipo de sociedade que estamos construindo, o que incentivou nos petianos uma análise crítica do nosso presente e do nosso futuro. Também foram levantadas questões a respeito da busca da felicidade instantânea a qualquer custo e a repressão de sentimentos humanos, relacionando-o com o ritmo de vida acelerado que vivemos na atualidade.
Assim, a leitura proporcionou discussões e reflexões significativas entre os membros do PET sobre as semelhanças do livro com nossa sociedade atual.

Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.