Informativo

Filme “O menino que descobriu o vento”

No dia 08/03 o grupo PET/BIO realizou a discussão do filme “O menino que descobriu o vento”, em que tiveram a oportunidade de refletir sobre aspectos sociais e culturais de outro povo e relacioná-los à realidade do Brasil. O filme conta a história real de William Kamkwamba, um garoto de um vilarejo do Malawi, que com recursos escassos, construiu uma turbina de vento para bombear água para as plantações da comunidade. 

Os petianos observaram que o filme trata em vários momentos das relações de poder dentro de uma comunidade. Nesse sentido, a posição do diretor na instituição foi destacada, pois era encarado como figura máxima de respeito e se comportava de forma extremamente autoritária, tornando-se um dos empecilhos para a permanência de William na escola. A partir disso, os petianos fizeram paralelos entre a realidade da escola da comunidade de William e as escolas brasileiras. O pai do jovem também desempenhava papel de autoridade no núcleo familiar e, inicialmente, não apoiou o filho no desenvolvimento da máquina, pois não compreendia como seria útil no estado de calamidade que todos viviam, considerando-a uma perda de tempo.

Também foi destacada a força de vontade do garoto em estudar, apesar das dificuldades do seu dia a dia. O jovem entendia que por meio da educação poderia proporcionar uma vida melhor para sua família e toda a comunidade. Assim, os petianos concluíram que não se trata de um caso isolado, em todo o mundo existem pessoas com potencial de prosperarem, porém que não encontram os meios para se desenvolverem.

Portanto, a discussão do filme foi importante para o grupo refletir sobre a educação no Brasil e em países mais pobres, além de evidenciar a importância do conhecimento como forma de libertação.

Deixe um comentário

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados