Palestra – Entomologia Forense
No dia 05 de dezembro de 2024, quinta-feira, os membros do grupo PET Biologia, assim como diversos estudantes da Universidade Federal de Viçosa, participaram, pelo horário das 12:45h, de uma palestra ministrada pela bióloga, mestra e doutora em Entomologia e coordenadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Entomologia Forense, Verônica Saraiva Fialho, cujo título foi “Insetos na cena do crime: o modus operandi da natureza”. Com duração de cerca de 1h15, a palestra abordou diversos temas relacionados à Entomologia Forense.
Alguns dos temas abordados foram: definição das palavras Entomologia/Forense e o significado de sua união – que é a ciência que utiliza o conhecimentos sobre insetos e outros artrópodes para auxiliar o sistema legal, fornecendo informações cruciais em investigações segundo o grupo, as diferentes subáreas como por exemplo Urbana, Produtos Estocados, Ambiental e Médico Legal, o histórico dos estudos relacionados à Entomologia Forense desde os tempos mais remotos, alguns exemplos de Entomofauna (tanto insetos necrófagos com necrófilos e suas diferenças), entre outros assuntos pertinentes para o entendimento da área.
Ao final, foi aberto um momento para a discussão e levantamento de perguntas para a palestrante, que contou com uma grande participação do público presente, demonstrando o interesse dos estudantes a respeito da temática, como questionamentos sobre como trabalha o profissional em Entomologia Forense, sobre como lidar com medos/fobias relacionados a insetos na área de trabalho, como são feitas as coletas do material e insetos para a análise, dentre outras.
A palestra foi uma excelente oportunidade para os participantes explorarem um campo do conhecimento que muitas vezes não é amplamente abordado durante a graduação. Temas como Entomologia Forense, que unem biologia e ciência forense, despertam curiosidade e ampliam a visão dos estudantes sobre as diversas possibilidades de atuação profissional. Esse tipo de evento não só enriquece a formação acadêmica, mas também inspira reflexões sobre como áreas aparentemente “incomuns” podem contribuir de maneira significativa para a sociedade.

Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.