Postado por PET Biologia em 29/mar/2024 - Sem Comentários
A Semana PET é um evento organizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET)
Biologia da UFV, que consiste em uma série de atividades, como palestras, show de
talentos e gincanas, com o objetivo de recepcionar e integrar os calouros da Biologia com
os demais estudantes do curso. Em 2024, a Semana PET foi realizada entre os dias 18 e 24
de março e contou com a seguinte programação: três minicursos (“Curso de Elaboração de
Seminários”, “Captura e Identificação de Quirópteros” e “Diversidade de Abelhas”), show de
talentos com participação especial dos petianos, que dançaram ballet e cantaram durante o
evento, feira de materiais para arrecadar e distribuir materiais usados para outros
estudantes, “Vale a Pena Ver de Novo” com o seminário da petiana Suelen Chaves
intitulado “Bioterrorismo”, visualização e debate do documentário “A Inteligência dos
Animais” e uma palestra sobre estágio extracurricular, com a participação da petiana
Vanessa Guimarães, do ex-petiano Kaique Macedo e de dois convidados: a graduanda
Thais Ribeiro e a mestranda Alessandra. Além de tudo isso, a gincana PET, uma
brincadeira de caça ao tesouro realizada pelo campus de Viçosa, contou com uma cesta de
chocolate como prêmio, foi um sucesso, integrando e divertindo todos os envolvidos. A
Semana PET, como sempre, conseguiu atingir seu objetivo de recepcionar e integrar os
calouros com atividades educativas e divertidas
Postado por PET Biologia em 10/mar/2024 - Sem Comentários
No dia 08/03 o grupo PET/BIO realizou a discussão do filme “O menino que descobriu o vento”, em que tiveram a oportunidade de refletir sobre aspectos sociais e culturais de outro povo e relacioná-los à realidade do Brasil. O filme conta a história real de William Kamkwamba, um garoto de um vilarejo do Malawi, que com recursos escassos, construiu uma turbina de vento para bombear água para as plantações da comunidade.
Os petianos observaram que o filme trata em vários momentos das relações de poder dentro de uma comunidade. Nesse sentido, a posição do diretor na instituição foi destacada, pois era encarado como figura máxima de respeito e se comportava de forma extremamente autoritária, tornando-se um dos empecilhos para a permanência de William na escola. A partir disso, os petianos fizeram paralelos entre a realidade da escola da comunidade de William e as escolas brasileiras. O pai do jovem também desempenhava papel de autoridade no núcleo familiar e, inicialmente, não apoiou o filho no desenvolvimento da máquina, pois não compreendia como seria útil no estado de calamidade que todos viviam, considerando-a uma perda de tempo.
Também foi destacada a força de vontade do garoto em estudar, apesar das dificuldades do seu dia a dia. O jovem entendia que por meio da educação poderia proporcionar uma vida melhor para sua família e toda a comunidade. Assim, os petianos concluíram que não se trata de um caso isolado, em todo o mundo existem pessoas com potencial de prosperarem, porém que não encontram os meios para se desenvolverem.
Portanto, a discussão do filme foi importante para o grupo refletir sobre a educação no Brasil e em países mais pobres, além de evidenciar a importância do conhecimento como forma de libertação.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Postado por PET Biologia em 01/mar/2024 - Sem Comentários
No dia 27 de fevereiro de 2024, terça-feira, os membros do grupo PET Biologia se encontraram na sede situada na Vila Giannetti, pelo horário da tarde, para debaterem o livro “Admirável Mundo Novo”, um romance escrito por Aldous Huxley e publicado em 1932. Este livro foi selecionado para leitura durante o período de férias nos meses de janeiro e fevereiro.
O livro conta uma história que se passa em um futuro distópico, onde a sociedade é organizada de forma altamente controlada e hierárquica, e a reprodução humana é controlada em laboratórios, as pessoas são condicionadas desde o nascimento para se encaixarem em categorias sociais pré-determinadas e são submetidas a um regime rigoroso de drogas para manterem a estabilidade emocional, onde as emoções humanas são suprimidas e a busca pelo prazer físico é incentivada.
Desse modo, sua leitura possibilitou levantar questões importantes, pois muitos dos temas e problemas explorados no livro têm paralelos diretos com questões contemporâneas e vividas em nossa sociedade atual, como: o papel da tecnologia e da ciência na formação da sociedade, sobre o uso ético e responsável dessa tecnologia – que no livro muitas vezes é usada para a manipulação e controle da sociedade – que nos leva a refletir sobre o tipo de sociedade que estamos construindo, o que incentivou nos petianos uma análise crítica do nosso presente e do nosso futuro. Também foram levantadas questões a respeito da busca da felicidade instantânea a qualquer custo e a repressão de sentimentos humanos, relacionando-o com o ritmo de vida acelerado que vivemos na atualidade.
Assim, a leitura proporcionou discussões e reflexões significativas entre os membros do PET sobre as semelhanças do livro com nossa sociedade atual.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.