Arquivo de dezembro 28America/Sao_Paulo 2024

Ciclo de seminários 2024

Postado por PET Biologia em 28/dez/2024 - Sem Comentários

No ano de 2024 também esteve presente o Ciclo de Seminários, atividade tradicional do PET Biologia. O evento é aberto ao público e acontece toda quarta-feira, 12:45, na sala 124 do Edifício Chotaro Shimoya (ECS). O seminário foi elaborado e apresentado a cada semana por um petiano, tendo o tema livre relacionado à biologia. 

Após a exposição dos seminários pelos petianos, que tiveram em torno de 30 minutos de duração, ocorreram momentos de discussão, onde todos puderam fazer perguntas e debater sobre o tema exposto. Os petianos também tiveram o papel de moderador dessas discussões, fazendo perguntas nos momentos certos para fomentar as reflexões e o pensamento crítico dos alunos. Ao final do evento, os petianos se reuniram e comentaram sobre a apresentação do estudante, trazendo elogios, críticas, sugestões e comentários sobre pontos importantes que podem ser melhorados para o próximo seminário.

A atividade se mostrou muito proveitosa para todos. Para os petianos, foi uma oportunidade de praticarem a elaboração e estruturação de slides e melhorarem a oratória e postura frente ao público. Já para os alunos em geral, foi uma possibilidade muito interessante de aprendizado fora da sala de aula, podendo receber certificado de atividade extracurricular.

Deixe um comentário

Palestra – Entomologia Forense

Postado por PET Biologia em 07/dez/2024 - Sem Comentários

No dia 05 de dezembro de 2024, quinta-feira, os membros do grupo PET Biologia, assim como diversos estudantes da Universidade Federal de Viçosa, participaram, pelo horário das 12:45h, de uma palestra ministrada pela bióloga, mestra e doutora em Entomologia e coordenadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Entomologia Forense, Verônica Saraiva Fialho, cujo título foi “Insetos na cena do crime: o modus operandi da natureza”. Com duração de cerca de 1h15, a palestra  abordou diversos temas relacionados à Entomologia Forense.

Alguns dos temas abordados foram: definição das palavras Entomologia/Forense e o significado de sua união – que é a ciência que utiliza o conhecimentos sobre insetos e outros artrópodes para auxiliar o sistema legal, fornecendo informações cruciais em investigações segundo o grupo, as diferentes subáreas como por exemplo Urbana, Produtos Estocados, Ambiental e Médico Legal, o histórico dos estudos relacionados à Entomologia Forense desde os tempos mais remotos, alguns exemplos de Entomofauna (tanto insetos necrófagos com necrófilos e suas diferenças), entre outros assuntos pertinentes para o entendimento da área.

Ao final, foi aberto um momento para a discussão e levantamento de perguntas para a palestrante, que contou com uma grande participação do público presente, demonstrando o interesse dos estudantes a respeito da temática, como questionamentos sobre como trabalha o profissional em Entomologia Forense, sobre como lidar com medos/fobias relacionados a insetos na área de trabalho, como são feitas as coletas do material e insetos para a análise, dentre outras.

A palestra foi uma excelente oportunidade para os participantes explorarem um campo do conhecimento que muitas vezes não é amplamente abordado durante a graduação. Temas como Entomologia Forense, que unem biologia e ciência forense, despertam curiosidade e ampliam a visão dos estudantes sobre as diversas possibilidades de atuação profissional. Esse tipo de evento não só enriquece a formação acadêmica, mas também inspira reflexões sobre como áreas aparentemente “incomuns” podem contribuir de maneira significativa para a sociedade.

Deixe um comentário

Viagem técnica 2024

Postado por PET Biologia em 06/dez/2024 - Sem Comentários

No final de semana entre os dias 02 e 03 de novembro de 2024, os petianos do Programa de Educação Tutorial Biologia da Universidade Federal de Viçosa, realizaram sua viagem técnica para a cidade de Belo Horizonte. Ao chegar no destino, a primeira atividade foi uma visita ao Zoológico e Jardim Botânico de Belo Horizonte, que possibilitou aos petianos a oportunidade de olhar diversos animais exóticos e até mesmo outros brasileiros não vistos no dia a dia. Como o elefante, o leão, as araras azuis e as harpias. Além da presença de jardins botânicos belíssimos e com uma variedade vegetal surpreendente, a manhã do dia 02 foi extremamente enriquecedora para retomar e adquirir conhecimentos de zoologia e botânica. Encerrou-se assim a atividade, e os petianos foram de ônibus para proxima partida, o centro da cidade. No mesmo se encontra o restaurante para almoço e também o Museu do Conhecimento UFMG, que foi a segunda atividade técnica do dia. 

A visitação ao museu foi incrivelmente interessante, a exposição consistia em cinco andares do prédio, cada um com exposições diferentes, mas que se interligam por andar. O primeiro andar refletia sobre a Região Metropolitana de Belo Horizonte, refletia principalmente como o fluxo de pessoas funciona e seus impactos sociais, com fotos e atividades interativas. No segundo, o foco eram o povo indígena Krenak e sua relação com os rios, haviam diversas fotografias e um vídeo inicial, logo, a exposição se encaminhava para abordar o rompimento da barragem de Mariana, para ampliar as perspectiva sobre incidentes e crimes ambientais. O terceiro, entrava em questões mais culturais, em que haviam diversas entidades religiosas de diferentes culturas, a proposta girava em torno de adquirir novos conhecimentos e refletir a diversidade cultural mundial. No quarto andar, a exposição “demasiado humano”, propôs reflexões sobre o início do universo, da Terra e da humanidade, com diversos recursos visuais e interativos, a atividade instiga a pensar sobre a existência e o futuro do mundo, além dos fenômenos que ocorrem na natureza. Como última atividade do dia, os petianos visitaram a Igreja de São Francisco de Assis, a fim de conhecer o ponto turístico de Belo Horizonte.

Para o segundo dia, o novo destino foi o Inhotim, na cidade de Brumadinho. O Instituto Inhotim é um dos maiores acervos de arte contemporânea a céu aberto do mundo inteiro. A visita ao mesmo começou com uma guia artística, que guiou os petianos até as primeiras exposições, no caminho a mesma contou sobre a história do instituto e como foi fundado, além de se aprofundar no significado artístico das exposições. Após o término da visita guiada, o grupo de petianos se separou e em grupos menores foram explorar as diversas atividades. O Inhotim conta com 24 galerias de arte, cada uma com exposições diferentes que realizavam reflexões a partir de estímulos visuais e físicos, por meio da arte. Além da presença de diversos jardins que estimulavam de formas diferentes. Um exemplo foi o Jardim dos cinco sentidos, que era composto de plantas comestíveis, plantas medicinais, plantas que emitem cheiros, etc. Com uma botânica que estimulava todos os sentidos humanos. Haviam também reflexões sociais, como a Cosmococa, que possuía cinco salas diferentes, que de uma forma lúdica e multissensorial fazia alusão aos estágios da dependência química. Assim, durante a atividade técnica, muitos conhecimentos foram adquiridos, o que aumentou o repertório não apenas artístico, como o social, político e cultural dos petianos. Logo, encerrou-se de vez a viagem técnica no final da tarde, e os integrantes voltaram para Viçosa.

Pode-se concluir que a viagem técnica do PET Biologia, foi extremamente enriquecedora e fez com que os petianos adquirissem novos conhecimentos em áreas diferentes, como a zoologia, botânica, arte, política e social. Além de permitir uma maior integração entre os membros do PET bio, principalmente com os novos integrantes, que puderam conhecer melhor os outros e o programa PET em si. Com isso, percebe-se que a viagem técnica foi gratificante e necessária, com apenas conquistas positivas para os petianos.

Deixe um comentário

Interpet 2024/2

Postado por PET Biologia em 01/dez/2024 - Sem Comentários

No dia 30 de novembro de 2024, foi realizada no CEAD (Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância) a segunda edição do ano do InterPET, um evento que promove a integração entre os grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal de Viçosa. Dessa vez organizado pelo PET Administração, o encontro tem como objetivo fomentar a troca de experiências, divulgar vivências acadêmicas e promover discussões enriquecedoras entre os diferentes grupos. Participaram desta edição os grupos PET Administração, PET Engenharia Agrícola e Ambiental, PET Bioquímica, PET Nutrição, PET Educação, PET Engenharia de Produção e PET Biologia. Cada grupo apresentou um resumo de suas principais atividades ao longo do ano, promovendo a troca de ideias e estimulando novas iniciativas para o futuro. Um ponto marcante do evento foi a organização de uma gincana solidária, que envolveu todos os grupos PET na arrecadação de leite para o Lar dos Velhinhos de Viçosa, uma instituição que acolhe pessoas idosas no município. A ação não apenas fortaleceu o senso de responsabilidade social entre os grupos, mas também demonstrou a relevância da união em prol de uma causa maior. Além disso, a programação contou com uma belíssima apresentação cultural da Orquestra da Universidade Federal de Viçosa, que proporcionou um momento de apreciação artística e encantou os participantes. A junção de aprendizado, cooperação, solidariedade e cultura consolidou o sucesso desta edição do InterPET, reforçando sua importância para o fortalecimento do espírito colaborativo e inovador entre os grupos PET. 

Deixe um comentário

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados